Nesta sexta-feira (2/6), um intenso confronto entre policiais militares e bandidos do Corte Oito, comunidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, deixou um sargento morto e outro policial ferido. Outros três homens deram entrada mortos em hospital.
Um policial foi atingido por três tiros nas costas. Ele foi socorrido por colegas para o Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo e passava por cirurgia.
Já o outro agente, um 3º sargento, foi baleado na cabeça. Roberto Rino de Souza, de 39 anos, morreu a caminho do Hospital Municipal Adão Pereira Nunes. Ele morava em Senador Camará e era lotado no 15º BPM (Duque de Caxias).
Roberto estava na corporação desde 2009 e deixa quatro filhos. Ainda não se sabe o horário e o local do sepultamento.
Os outros três homens que já chegaram mortos no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo ainda não foram identificados.
O tiroteio começou por volta das 10h15 na comunidade Lagoinha, que faz parte do complexo de comunidades da região. Pouco depois, os tiros seguiram para a Vila Leopoldina e Corte Oito.
Os confrontos só cessaram às 16h. Mesmo assim, a volta para a casa dos moradores foi complicada. Às 18h30, a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola estava interditada nos dois sentidos.
Criminosos atravessaram ônibus nas pistas e atearam fogo em veículos. Na altura do Gramacho, também houve uma tentativa de arrastão.
Na Rodoviária Velha, no Centro de Caxias, não havia ônibus algum. De lá, saem linhas para o Gramacho, Belford Roxo e até mesmo Nova Iguaçu.