TRE-RJ julga hoje pedido de cassação de Cláudio Castro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) julga nesta sexta-feira o caso que pode levar à cassação do governador do Estado, Cláudio Castro (PL), o vice, Thiago Pampolha (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e outros sete aliados. Eles são acusados de terem cometido abuso de poder político e econômico ao supostamente utilizar a Universidade Estadual do Rio (Uerj) e o Centro Estadual de Pesquisa e Estatística do Rio de Janeiro (Ceperj) para pagar cabos eleitorais durante a campanha de 2022.


Inicialmente eram duas ações que foram unificadas em único processo contra os réus. O julgamento está marcado para começar às 14h na sede do TRE-RJ, no Centro do Rio. Segundo denúncia enviada à Justiça, o caso Ceperj, como ficou conhecido, tem em seu cerne uma suposta folha secreta de pagamento para cabos eleitorais da atual cúpula do governo.

Foram, segundo o Ministério Público Eleitoral, mais de 20 mil processos de contratações temporárias sem qualquer processo seletivo. Os contratos, diz a procuradoria, eram feitos por fora da transparência pública do Estado, com pagamentos por meio de ordem bancária na boca do caixa, de modo a dificultar a fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x