Tropas russas encurralam militares americanos no Níger

Militares russo ocuparam uma base aérea no Níger, na África, que abriga tropas dos Estados Unidos, disse um funcionário de alto escalão da Defesa dos EUA à Reuters.


Isso acontece após uma decisão da junta militar do Níger de expulsar as forças americanas do país, que contava com quase 1.000 militares.

A medida dos militares russos colocam suas tropas e os soldados americanos em estreita proximidade, em um momento em que a rivalidade militar e diplomática entre as nações é cada vez mais acirrada em relação ao conflito na Ucrânia.

Isso também levanta questões sobre o destino das instalações dos EUA no país após sua retirada.

“[A situação] não é ótima, mas administrável no curto prazo”, ponderou a autoridade.


As embaixadas do Níger e da Rússia em Washington não responderam a um pedido de comentários.

Os Estados Unidos e seus aliados foram forçados a retirar tropas de vários países africanos após golpes de Estado que levaram ao poder grupos ansiosos por se distanciarem dos governos ocidentais.

Além da partida iminente do Níger, as tropas americanas também deixaram o Chade nos últimos dias, enquanto as forças francesas foram expulsas do Mali e do Burkina Faso.

Ao mesmo tempo, a Rússia procura reforçar as relações com as nações africanas, se apresentando como um país amigo, sem passado colonial no continente.

O Mali, por exemplo, se tornou nos últimos anos um dos aliados africanos mais próximos da Rússia, com a força mercenária do Grupo Wagner se deslocar para lá para combater os insurgentes jihadistas.

A Rússia descreveu as relações com os Estados Unidos como “abaixo de zero” por causa da ajuda militar e financeira à Ucrânia.

A fonte dos EUA afirmou que as autoridades nigerinas disseram ao governo do presidente Joe Biden que cerca de 60 militares russos estariam no Níger — número que não conseguiu verificar.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x