Em um retorno histórico à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi eleito na quarta-feira como o 47º presidente do país, superando a atual vice-presidente Kamala Harris. O triunfo foi selado após a vitória no estado crucial de Wisconsin, que garantiu os 270 votos necessários no colégio eleitoral.
Aos 78 anos, o ex-presidente, que já enfrentou condenações por crimes graves e sobreviveu a dois atentados, celebrou a “magnífica” vitória em um discurso realizado na sede de sua campanha na Flórida. “Voltaremos a fazer os Estados Unidos grandes novamente”, declarou Trump, sob os aplausos de apoiadores entusiasmados.
O resultado eleitoral também foi marcado pela conquista republicana do Senado, com o partido de Trump tomando dois assentos antes ocupados pelos democratas, consolidando o controle sobre o Congresso e fortalecendo sua posição no cenário político norte-americano.
Enquanto líderes mundiais se apressavam para parabenizar o presidente eleito, o clima na equipe de Kamala Harris era de luto e desânimo, resultando no cancelamento de uma festa planejada para celebrar o que seria uma histórica eleição da primeira mulher presidente dos Estados Unidos.
Trump Agradece Convite de Joe Biden para Reunião de Transição
Em um gesto para garantir uma transição tranquila, o presidente Joe Biden telefonou para Donald Trump para parabenizá-lo pela vitória e o convidou para uma reunião na Casa Branca. Segundo comunicado de Steven Cheung, diretor de comunicação da campanha de Trump, o presidente eleito “apreciou muito” a ligação de Biden e aceitou o convite, comprometendo-se a trabalhar para assegurar uma transição de poder harmoniosa.
“O presidente Joe Biden convidou Donald J. Trump para a Casa Branca para que juntos garantam uma transição fluida entre a administração atual e a futura,” declarou Cheung. “O presidente Trump está ansioso para o encontro e agradeceu profundamente o gesto de Biden.”
Melania Trump Promete Defender a Liberdade dos Estados Unidos
Em seu primeiro pronunciamento após a vitória de Trump, Melania Trump prometeu que, como primeira-dama, protegerá os valores fundamentais dos Estados Unidos, com foco na preservação da liberdade. “A maioria dos americanos nos confiou essa importante responsabilidade. Protegeremos o coração da nossa república: a liberdade”, afirmou Melania.
Ela também expressou o desejo de que os americanos superem divisões ideológicas e se unam em prol da liberdade individual, da prosperidade econômica e da segurança. “A energia, habilidade e iniciativa dos cidadãos devem impulsionar a nossa nação para frente”, finalizou a futura primeira-dama.
- Republicanos garantem maioria no Senado e lideram na Câmara dos EUA
- Após vitória de Trump, ministros do STF brincam sobre quem terá visto cancelado