Donald Trump e Giorgia Meloni demonstraram confiança de que será possível alcançar um acordo tarifário entre os Estados Unidos e a União Europeia, conforme vem sendo negociado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A primeira-ministra italiana se reuniu nesta quinta-feira, em Washington, com o ex-presidente republicano, tornando-se a primeira autoridade europeia de alto escalão a visitar o Salão Oval desde a imposição das tarifas que provocaram tensões diplomáticas.
Durante o encontro — marcado por um clima descontraído em razão da afinidade entre os dois líderes — foram avaliados o cenário atual e os objetivos da Casa Branca. Ao final da reunião, ambos concordaram que há grandes chances de se chegar a um pacto que beneficie todas as partes envolvidas.
“Estou certa de que podemos chegar a um acordo e estou aqui para contribuir com isso”, afirmou Meloni. Já Trump disse estar “100% convencido” de que o desfecho será positivo, mas ressaltou que “não temos pressa” e, por isso, vai trabalhar até alcançar um texto “justo” para os Estados Unidos.
“Estamos abertos, disponíveis e dispostos a firmar acordos com os países que levarem isso a sério. Esperamos que a Itália e a União Europeia façam parte disso”, acrescentou Trump.
Meloni também defendeu a necessidade de manter a “unidade” neste momento, apesar das recentes tensões, que quase levaram a uma escalada com retaliações comerciais.
Trump afirma estar “100% convencido” de acordo tarifário com UE após reunião com Meloni
