Trump afirma que Netanyahu aceitou proposta dos EUA para Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (29) que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aceitou a proposta norte-americana para estabelecer uma trégua em Gaza e viabilizar a libertação dos reféns.

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump ressaltou que, apesar da aceitação por parte de Israel, ainda é necessário que o grupo Hamas dê aval ao plano. “Se o Hamas rejeitar esse acordo, Israel tem meu apoio total para destruí-los”, afirmou.

O republicano também agradeceu a Netanyahu pelo apoio à proposta. “Quero agradecer ao primeiro-ministro Netanyahu por aceitar o plano e por confiar que, se trabalharmos juntos, podemos pôr fim à morte e à destruição que temos presenciado por tantos anos”, disse.

Segundo o presidente americano, o plano divulgado na segunda-feira prevê o fim imediato do conflito e a devolução de todos os reféns, vivos ou mortos, em até 72 horas após a aceitação pública do acordo por Israel.

De acordo com os termos, as forças israelenses se retirariam para posições pré-definidas para permitir a libertação dos reféns. Uma vez concluída essa etapa, Israel se comprometeria a liberar 250 palestinos condenados à prisão perpétua e cerca de 1.700 detidos desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.

Falando ao lado de Netanyahu, Trump afirmou que o momento pode representar um marco histórico. “É um grande dia, um dia lindo, potencialmente um dos mais importantes da história da civilização”, declarou.

O republicano ainda destacou que o esforço não se restringe apenas a Gaza. “Não estamos falando só de Gaza, mas de muito além de Gaza. Todo o assunto. Tudo. Se resolvendo. Isso se chama paz no Oriente Médio”, completou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *