O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (10) que está considerando enviar um segundo porta-aviões para as águas próximas ao Irã caso Teerã não avance em uma segunda rodada de negociações com os EUA na próxima semana.
“Ou faremos um acordo, ou teremos que tomar medidas muito duras, como da última vez”, declarou Trump, referindo-se aos ataques aéreos americanos a três instalações nucleares iranianas em junho passado. “Da última vez, eles não acreditavam que eu faria isso. Exageraram na mão.”
Trump acrescentou ainda: “Temos uma armada a caminho e outra pode estar indo”.
Atualmente, Washington mantém cerca de 10 navios de guerra no Oriente Médio, incluindo o porta-aviões USS Abraham Lincoln e seu grupo de ataque.
Os Estados Unidos exigem que o Irã abandone suas ambições nucleares, sua frota de mísseis balísticos e interrompa a repressão a manifestantes anti-governo, além de cessar o financiamento de grupos terroristas aliados.
Apesar do tom de ameaça, Trump garantiu que os EUA “podem fechar um grande acordo com o Irã” e destacou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu — que visitará a Casa Branca na quarta-feira — “também quer um acordo. Ele quer um bom acordo”.