O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesta sexta-feira (23), impor tarifas à Apple se a gigante de tecnologia continuar fabricando iPhones em outros países.
– Há muito tempo informei Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones a ser vendidos nos Estados Unidos da América sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar – publicou Trump na rede Truth Social, referindo-se ao CEO da Apple.
– Se não for esse o caso, a Apple deverá pagar tarifa de pelo menos 25% aos EUA – acrescentou.
Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, a Apple pretende seguir adiante com planos de ampliar a produção de iPhones na Índia, apesar de exigências de Trump de que a empresa transfira suas operações para os EUA.
Atualmente, a maior parte da montagem dos iPhones é feita na China, onde os custos de produção são menores. De acordo com informações da Época Negócios, 80% dos iPhones seguem sendo produzidos no país asiático.
AÇÃO DA APPLE CAI NO PRÉ-MERCADO
O dólar acelerou nesta sexta-feira (23), queda ante rivais e as bolsas de Nova Iorque se deterioraram, após a fala de Trump. Às 8h29 (de Brasília), o futuro do Dow Jones caía 0,34%, o do S&P 500 cedia 0,38% e o do Nasdaq tinha queda de 0,49%, enquanto a ação da Apple cedia 2,87%.
No câmbio, o dólar caía a 143,13 ienes, o euro subia a 1,1356 dólares e a libra avançava a 1,3500 dólares, com o índice DXY em queda de 0,67%, a 99,292 pontos.