Trump anuncia ataques terrestres a cartéis na Venezuela

O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (23) que informará o Congresso sobre seus planos de atacar alvos terrestres de cartéis na Venezuela, enquanto busca expandir sua campanha militar, que até agora ocorreu principalmente por via marítima.


“Vamos ao Congresso. Não vejo nenhum problema em ir — não há motivo para não ir”, disse Trump a repórteres durante um evento na Casa Branca, no qual destacou uma ação federal que prendeu cerca de 3.200 suspeitos de envolvimento com cartéis de drogas no último mês.

“Vocês sabem que eles sempre vão reclamar: ‘Ah, deveríamos ter ido’. Então, com certeza vamos”, acrescentou o presidente.

Trump então se dirigiu ao secretário de Guerra, Pete Hegseth, que estava sentado à sua direita, e disse: “Eu gostaria de apenas dizer a você: ‘Vamos’. Nós vamos. Vamos dizer a eles o que vamos fazer, e acho que provavelmente vão gostar, exceto pelos lunáticos da esquerda radical”.

Ameaça de ataques terrestres

Trump vem ameaçando ataques terrestres há semanas, desde que a administração começou, em 2 de setembro, a mirar embarcações que transportavam drogas na costa do Caribe da Venezuela.


“Não acho que vamos necessariamente pedir uma declaração de guerra. Acho que vamos apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país. Certo? Vamos matá-las, elas vão estar mortas, certo?” disse Trump.

O presidente afirmou que sua campanha contra os cartéis de drogas, junto com a reunião marcada para a próxima quinta-feira com o presidente chinês Xi Jinping, aceleraria a redução de mortes por overdose nos EUA, que atingiram pico durante o governo de Joe Biden.

Trump disse aos repórteres que o fentanil, responsável pela morte de quase 330 mil americanos nos últimos cinco anos, de acordo com dados federais, está sendo enviado por fabricantes chineses via Venezuela para contornar os controles portuários mais rigorosos dos Estados Unidos e do México.

“Eles estão fazendo isso, sim”, afirmou.

“[A primeira pergunta que vou fazer a Xi] é sobre o fentanil”, disse Trump.

“Eles ganham 100 milhões de dólares vendendo fentanil para o nosso país — 100 milhões. Eles perdem 100 bilhões com a tarifa de 20%. Então não é um bom negócio. São aproximadamente 100 bilhões que eles têm que pagar. É uma grande penalidade… Então acho que eles querem fazer algo. Querem colocar isso na lista. Está na lista.”

Trump acrescentou: “Será a primeira coisa da lista”.

“[A China] está pagando agora uma tarifa de 20% por causa do fentanil. Isso são bilhões e bilhões de dólares que eles estão pagando. Em 1º de novembro, a tarifa sobre a China subirá para 157%, o que é um nível recorde. E não queremos isso, porque não é sustentável para eles”, disse Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *