Trump avalia restabelecer internet no Irã com ajuda de Musk

O presidente dos EUA, Donald Trump, informou no domingo (12) que avalia restabelecer a internet no Irã, derrubada desde a semana em meio aos protestos, com o auxílio do bilionário Elon Musk.

O líder da Casa Branca antecipou que conversaria com o empresário, dono da SpaceX, que opera a Starlink, para estudar essa possibilidade. O regime dos aiatolás impôs um bloqueio ao acesso dos iranianos devido às manifestações para expressar descontentamento com a atual gestão do país.

A medida repressiva visa dificultar a comunicação entre os manifestantes e apoiadores dos protestos que estão localizados fora do país.

“Podemos colocar a internet em funcionamento, se for possível. […] Podemos falar com o Elon. Porque, como você sabe, ele é muito bom nesse tipo de coisa. Ele tem uma empresa muito boa. Então, podemos falar com Elon Musk”, disse o presidente, acrescentando: “Vou ligar para ele assim que terminar de falar com você”. Não se sabe até o momento se os dois já dialogaram sobre o assunto.

A Starlink liberou acesso gratuito à internet na Venezuela logo depois da captura do ditador Nicolás Maduro. A medida valerá até fevereiro, de acordo com um comunicado emitido pela própria empresa de Musk.

Em uma postagem de 3 de janeiro no X, a Starlink afirmou que “está fornecendo serviço de banda larga gratuito ao povo da Venezuela até 3 de fevereiro, garantindo a conectividade contínua”.

Trump declarou em diferentes ocasiões nos últimos dias que apoia os manifestantes no Irã e sugeriu que os EUA podem intervir para ajudá-los. O americano comentou que líderes do regime dos aiatolás chegaram a telefonar para negociar com ele após as declarações.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *