Trump declara apoio à reeleição de Milei

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se nesta terça-feira (23), durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, com seu homólogo argentino, Javier Milei, a quem expressou apoio à reeleição nas eleições previstas para 2027.

Trump primeiro manifestou seu apoio através da rede social Truth Social e, em seguida, ao iniciar a reunião com Milei, entregou-lhe um documento formalizando o ato.


– Ele fez um trabalho fantástico e estou fazendo algo que não costumo fazer: dar-lhe meu apoio total. Acabamos de apoiá-lo para a presidência – declarou Trump em breves palavras à imprensa. Milei, por sua vez, não respondeu a perguntas durante o encontro.

Trump destacou que a campanha eleitoral se aproxima e mostrou-se confiante de que Milei “se sairá bem” e que seu apoio de hoje “garante” isso.

Questionado sobre uma possível ajuda financeira dos EUA à Argentina, Trump afirmou que seu governo dará apoio, embora considere que o país não precisará de “um resgate econômico” graças ao “trabalho fantástico” de Milei.


– Estamos muito satisfeitos com seu trabalho. Por isso, damos ao presidente da Argentina todo o nosso apoio e respaldo – acrescentou.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que na segunda-feira (22) ofereceu ajuda financeira à Argentina diante das turbulências econômicas decorrentes da disparada do preço do dólar no país.

Milei impulsionou uma “transformação incrível” na economia argentina, declarou Bessent na reunião.

A delegação argentina foi completada pelo ministro da Economia, Luis Caputo, pelo chanceler, Gerardo Werthein, e pela secretária-geral da Presidência, Karina Milei.

– Argentina: Javier Milei é um grande amigo, lutador e vencedor, e tem meu total e completo apoio para a reeleição como presidente. Ele nunca irá decepcioná-los! – escreveu Trump na Truth Social.

Segundo o republicano, o argentino “provou ser um líder verdadeiramente fantástico e poderoso para o grande povo da Argentina, avançando em todos os níveis a uma velocidade recorde”.

Trump afirmou que Milei herdou um “desastre total” em matéria econômica causado pelo “antigo presidente de esquerda radical”, em referência a Alberto Fernández, a quem comparou com o ex-presidente americano Joe Biden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *