O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (16) que está disposto a se reunir com Vladimir Putin “assim que pudermos combinar” e disse entender que o russo não tenha ido a Istambul, na Turquia, sem que ele estivesse presente para avançar nas negociações de paz entre Kiev e Moscou.
– Eu iria daqui, embora eu queira ver meu maravilhoso neto – disse Trump em um evento bilateral com empresas nos Emirados Árabes Unidos (EAU), referindo-se ao fato de que sua filha Tiffany acabou de ter um filho e que ele quer voltar para conhecê-lo.
No final das contas, Putin, que inicialmente propôs a reunião na Turquia, não apareceu em Istambul para liderar sua delegação de negociadores. Trump tentou marcar o encontro com o líder russo em Istambul usando sua viagem ao Oriente Médio, que começou na última terça (13), mas disse nesta quinta (15) que isso parecia improvável e que retornaria a Washington.
O republicano afirmou ainda que não haverá progresso nas negociações entre Rússia e Ucrânia para encontrar uma solução para a guerra até que ele e Putin se encontrem pessoalmente.
– Olha, nada vai acontecer até que Putin e eu nos encontremos, ok? – disse mostrando sua frustração ao ser questionado se ele estava decepcionado com o nível da delegação russa na Turquia.
Durante sua viagem, que começou na Arábia Saudita, Trump chegou a dizer que “poderia” se encontrar com Putin no final de sua primeira viagem ao exterior como presidente e que estavam negociando para organizar as reuniões na Turquia em nível de chefes de Estado.