Trump faz pedido a Zelensky para o fim da guerra na Ucrânia; saiba qual

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no último domingo (17) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, precisa aceitar algumas condições para acabar com a guerra na Ucrânia.

Em um post na rede social Truth Social, antes de uma reunião com Zelensky e líderes europeus, Trump explicou o que vai dizer aos visitantes na Casa Branca.


“Zelensky pode parar a guerra com a Rússia rapidamente, se quiser, ou pode continuar lutando”, escreveu Trump. Ele também mencionou que a guerra começou por causa da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, durante o governo de Obama, e porque a Ucrânia queria entrar na Otan.

Trump destacou que Zelensky enfrentará pressão na reunião desta segunda-feira (18). As condições que ele citou — ceder a Crimeia à Rússia e prometer que a Ucrânia nunca entrará na Otan — são as mesmas exigidas pelo presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar o conflito.

Líderes europeus que visitarão a Casa Branca com Zelensky e estão preocupados que o encontro possa representar uma pressão de Trump sobre o líder ucraniano para que aceite as condições apresentadas por Putin em sua cúpula no Alasca, na semana passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *