O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira, 29, lamentar não estar “autorizado” a disputar um terceiro mandato. Ele reconheceu que a Constituição norte-americana impede uma nova candidatura presidencial.
“Tenho os melhores números nas pesquisas que já tive e, com base no que leio, acho que não estou autorizado a concorrer, então veremos o que acontece”, disse a bordo do avião presidencial Air Force One. “É uma pena.” As informações são da agência AFP.
A Constituição dos EUA limita os presidentes a dois mandatos, mesmo que eles não sejam seguidos. Ele iniciou em janeiro seu segundo período na Casa Branca, depois de quatro anos do governo do democrata Joe Biden.
Base de Trump busca alternativas
Apesar da restrição constitucional, Trump e seus apoiadores têm sugerido a possibilidade de uma nova candidatura em 2028. Aliados do político já apareceram em público com um boné com a frase “Trump 2028”.
Parte dos aliados dizem que o atual vice-presidente, J.D. Vance, poderia concorrer à Presidência com Trump como vice. Este, porém, descartou essa ideia. Ele afirmou que está “bastante claro” que não pode voltar a se candidatar.
O debate sobre um terceiro mandato ganhou força depois de declarações do ex-assessor Steve Bannon, um dos ideólogos do movimento pró-Trump Make America Great Again. Na semana passada, ele afirmou à revista The Economist que “há um plano” para manter o presidente no poder.
“Ele vai obter um terceiro mandato, Trump será presidente em 28”, disse. “E as pessoas simplesmente deveriam aceitar isso.” Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.