O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11/9) estar “surpreso” com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em declaração à imprensa, o republicano disse ainda estar “muito insatisfeito” com a decisão. Ele foi questionado sobre o caso enquanto embarcava para Nova York, onde deve assistir a um jogo de beisebol.
A Primeira Turma do STF condenou, por 4 votos a 1, Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O julgamento é considerado histórico, por envolver um ex-chefe de Estado acusado de atentar contra a ordem democrática.
“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil”, afirmou.
O republicano, que enfrenta múltiplos processos nos EUA relacionados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020 e ao ataque ao Capitólio, traça um paralelo implícito com Bolsonaro, alegando perseguição judicial contra líderes de direita que questionam instituições democráticas.
A declaração reforça a aproximação histórica entre os dois líderes, iniciada durante os mandatos presidenciais e mantida após a saída de Bolsonaro do poder.