Críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao processo judicial envolvendo o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro voltaram a ganhar destaque internacional depois de nova publicação, feita na noite desta terça-feira, 8, na rede social Truth Social. O republicano pediu que o liberal fosse “deixado em paz”, depois de classificar as investigações como “caça às bruxas”.
O líder norte-americano repostou uma mensagem do dia anterior, quando já havia expressado descontentamento com a situação do brasileiro. Na publicação anterior, Trump afirmou que o julgamento de Bolsonaro deveria ocorrer “pelo voto do povo brasileiro”.
“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu Donald Trump, em seu perfil. “Estarei acompanhando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelo voto do povo brasileiro. Isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz.”
Trump comparou o atual cenário brasileiro com episódios que ele próprio enfrentou nos Estados Unidos, depois da invasão ao Capitólio. “Isso não é nada mais nada menos do que um ataque a um oponente político — algo que eu conheço muito bem!”, escreveu. “Aconteceu comigo, dez vezes pior, e agora o nosso país é o mais ‘quente’ do mundo!”