Turquia confirma a morte de 20 militares em queda de avião

O governo da Turquia informou nesta quarta-feira, 12, que os 20 militares que estavam a bordo do cargueiro C-130 Hercules morreram no acidente. A aeronave caiu nesta terça-feira, 11, em uma área montanhosa na região de fronteira entre Geórgia e Azerbaijão.


Segundo o Ministério da Defesa turco, o avião se desintegrou no ar logo depois de deixar o território azeri. O veículo, sob a identificação TUAF543 e registro 68-01609, partiu às 10h19 em missão militar com destino à Turquia.

A Autoridade de Aviação da Geórgia informou que perdeu contato com a aeronave assim que ela entrou no espaço aéreo do país. O avião não chegou a emitir qualquer sinal de emergência.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou pesar pelas mortes e prestou homenagem aos militares. “Recebemos a notícia com profunda tristeza”, disse. “Que Deus receba as almas dos nossos mártires. Estamos com suas famílias e com nossas Forças Armadas.”

Modelo C-130 é peça-chave na logística militar da Turquia

A área onde ocorreu a queda do avião concentra rotas usadas em missões logísticas e militares. A movimentação aumentou com o avanço da cooperação entre Turquia e Azerbaijão nos últimos anos.


Com isso, voos como o do modelo C-130 se tornaram frequentes na região. O corredor aéreo liga os dois países por meio de uma faixa estreita entre fronteiras.

De origem norte-americana, o C-130 Hercules é um avião militar projetado para operar em condições adversas. A Turquia mantém essa frota há anos e contava com 18 aeronaves ativas antes do acidente.

Recentemente, o governo turco comprou mais 12 unidades usadas do modelo C-130J. Esses aviões integravam a frota da Força Aérea Real do Reino Unido e foram incorporados para ampliar a capacidade de transporte do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *