Ucrânia avança sobre fronteira no sul da Rússia

A Ucrânia promoveu uma ofensiva contra o território russo na região fronteiriça de Kursk. A incursão começou na última terça-feira 6 e levou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a chamar a chamar a ação de “provocação em larga escala”.

“O regime de Kiev empreendeu uma nova provocação em larga escala, disparando indiscriminadamente com diversos tipos de armas, incluindo foguetes, contra edifícios civis, casas e ambulâncias”, disse Putin em pronunciamento na televisão.


Segundo militares russos, cerca de mil soldados ucranianos participaram da incursão em Kursk. O chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, afirmou nesta quarta-feira 7 que o ataque foi neutralizado.


O governo de Volodymyr Zelensky ainda não confirmou oficialmente o ataque, mas o governador regional Volodymyr Artiukh disse que determinou a saída de cerca de seis mil pessoas da zona fronteiriça, incluindo pouco mais de 400 crianças, segundo informações da agência AFP.

O objetivo das tropas ucranianas seria chegar à cidade de Sudja, a cerca de 500 quilômetros de Moscou. A cidade, um ponto crucial para a distribuição de gás russo à Europa, é também estratégica do ponto de vista nuclear, uma vez que está a 60 quilômetros da usina nuclear russa de Kursk.

Nesta quinta-feira (8/8), segundo alguns relatos da internet o exército Ucraniano já chegou em Kromsky, confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x