O acidente com o voo da Azerbaijan Airlines, que deixou 38 mortos, ainda está envolto em dúvidas. No entanto, um elemento central emerge entre os detalhes disponíveis: a série de intercâmbios entre os pilotos e o controle aéreo que refletem os momentos de pânico e confusão antes de o avião se chocar.
Detalhes do Acidente
O avião Embraer E190AR, que transportava 67 pessoas, teria sido atingido por um míssil terra-ar Pantsir-S1 disparado da Chechênia. Embora as autoridades russas afirmem que o impacto pode ter sido causado por um drone ucraniano, evidências preliminares e danos na fuselagem apontam para uma explosão próxima causada por estilhaços.
Minutos Críticos na Cabine
O registro do diálogo entre a tripulação e o controle aéreo revela o esforço dos pilotos para salvar a aeronave e evitar a tragédia. Às 8:12, os pilotos relataram problemas de navegação: “Perdemos o GPS de ambos”, comunicaram enquanto tentavam se orientar em pleno voo.
Quatro minutos depois, um dos pilotos notificou um novo problema, descrevendo como um “impacto de pássaro na cabine”, enquanto tentavam manter o controle. A resposta do controle aéreo foi imediata: “AXY8243, entendo, que tipo de ajuda você precisa?”.
Inicialmente, o capitão informou sua intenção de retornar a Baku, aeroporto de origem do voo. No entanto, a situação piorou rapidamente. Às 8:16, anunciaram uma mudança de destino para Mineralnye Vody, no sul da Rússia. O controle de solo ordenou: “Realize órbita à esquerda”. Mas da cabine responderam com preocupação: “Não consigo executar, perdemos o controle”.
A pressão dentro do avião aumentava enquanto os sistemas falhavam. Às 8:19, o piloto relatou: “Não consigo manter 150, temos alta pressão na cabine”.
Um minuto depois, o piloto indicou: “360 à esquerda, meu avião está perdendo o controle”. A tripulação tentou tomar outra decisão crítica às 8:21, optando por se dirigir ao aeroporto de Makhachkala, na costa do mar Cáspio.
O Silêncio Antes do Impacto
A falha do sistema hidráulico, reportada às 8:22, marcou um ponto de não retorno para a tripulação. Embora o piloto tenha negado ter declarado uma situação de perigo, afirmando que “o avião está em ordem”, a comunicação com o controle aéreo começou a se deteriorar. O controle de solo tentou obter mais informações: “É muito difícil ouvir você… me diga sua altitude”.
O avião desapareceu do radar por 37 minutos antes de reaparecer perto do aeroporto de Aktau, no Cazaquistão, onde tentaram um pouso de emergência. Os esforços foram em vão.
Suspeita de Ataque
Segundo relatórios preliminares, o avião foi atingido por um míssil disparado do distrito de Naursky, na Chechênia. Embora os sistemas de defesa aérea estivessem em alerta após ataques com drones ucranianos, as circunstâncias do impacto têm sido objeto de especulação.
“O piloto confundiu o forte impacto com uma colisão com uma revoada de pássaros”, afirma o canal russo VChK-OGPU. No entanto, especialistas sustentam que os danos na fuselagem e no estabilizador vertical indicam uma explosão causada por estilhaços.
O Cazaquistão negou a participação da Rússia e do Azerbaijão na investigação do acidente. “Dessa forma, teremos todos os fatos, a caixa-preta e as provas”, declarou um membro da comissão cazaque.
Um Pouso Impossível
Um vídeo gravado por um passageiro mostrou o pânico dentro do avião: máscaras de oxigênio pendiam sobre os assentos e alguns passageiros rezavam enquanto outros tentavam manter a calma. Os pilotos, cientes da gravidade, buscaram alternativas até o último momento, tentando evitar o desastre.
A tragédia, que poderia ter sido evitada, destaca os riscos de operar em uma região marcada por tensões bélicas e decisões precipitadas.
Dia de Luto
Inicialmente, a companhia aérea afirmou que uma revoada de pássaros atingiu o avião, mas retirou a informação. Por sua vez, o departamento regional do Ministério da Saúde do Cazaquistão informou em um comunicado sobre a “explosão de um balão” a bordo da aeronave, sem dar mais detalhes.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, 38 pessoas morreram no acidente e “29 sobreviventes, incluindo três crianças, foram hospitalizados”.
A agência azerbaijana Azertac informou que 12 sobreviventes retornarão na quinta-feira ao Azerbaijão.
O presidente do país, Ilham Aliyev, decretou um dia de luto nacional nesta quinta-feira, após interromper na quarta-feira uma visita à Rússia devido a uma cúpula informal.
O serviço Flightradar24, que permite acompanhar em tempo real o movimento dos aviões, mostra que a aeronave atravessou o mar Cáspio, desviando-se de sua rota normal, antes de sobrevoar em círculos a área onde se chocou.
“Cobertos de Sangue”
Uma residente cazaque, Elmira, declarou à rádio local Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) que estava perto do local do acidente e que, junto com outras pessoas, correu para ajudar os sobreviventes. “Estavam cobertos de sangue. Choravam. Pediam ajuda”, relatou.
Jalil Aliyev, pai da comissária de bordo Hokume Aliyeva, declarou à agência de notícias AFP que este deveria ter sido seu último voo antes de começar a trabalhar como advogada para a companhia aérea. “Por que sua jovem vida teve que terminar de forma tão trágica?”, disse o homem com voz trêmula antes de desligar o telefone.
Na quinta-feira, um avião chegou a Moscou com 9 russos feridos a bordo, incluindo uma criança, segundo o Ministério Russo de Situações de Emergência.