Um dos principais traficantes do RJ nos anos 90 deve ser solto hoje

Nesta terça-feira (18/10), um dos principais traficantes do Rio de Janeiro nos anos 1990, Celsinho da Vila Vintém, deve deixar a cadeia.


O juiz da Vara de Execuções Penais, Marcello Rubioli, concedeu liberdade a Celsinho no único processo que o mantinha preso.

Celsinho da Vila Vintém cumpria pena no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e vai seguir respondendo ao processo em liberdade.

A prisão do traficante se deu por uma condenação, em 1ª instância, a 15 anos de regime fechado por ter comandado a invasão da Rocinha, em 2017.

Em 11 de outubro, a 3ª Câmara Criminal do RJ revogou a prisão e Celsinho ganhou o direito de recorrer em liberdade.


Mas, o alvará de soltura foi condicionado à ausência de outras pendências judiciais do réu.

A Vara de Execuções Penais terminou de analisar e verificou que não havia outras penas que impedissem Celsinho de deixar a cadeia.

A prisão do mega-traficante pela invasão na Rocinha ficou em xeque a partir da operação deflagrada em setembro, que teve como um dos alvos o delegado Maurício Demétrio, acusado de envolvimento com o jogo do bicho.

Segundo os promotores do Ministério Público, o delegado teria usado de sua condição de autoridade policial para favorecer o grupo do bicheiro Fernando Iggnácio.

Dessa forma, segundo a denúncia, em setembro de 2017, Demetrio teria negociado a transferência de Celsinho para a Penitenciária de Catanduvas, no Paraná, a fim de tirá-lo do caminho do bicheiro.

O nome de Celsinho foi incluído no inquérito de uma invasão da Rocinha, naquele ano, com a suposta ajuda do delegado titular da 11ª DP na época, quando não havia nada contra o chefe do tráfico da Vila Vintém.

Entre 2002 e 2017, Celsinho esteve no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia, por outras condenações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *