A Universidade de São Paulo (USP) sofreu uma queda de sete posições em um ranking internacional que analisa as instituições de ensino superior ao redor do mundo e deixou de ocupar a liderança entre as universidades da América Latina. A lista em questão, chamada QS World, foi divulgada nesta terça-feira (4).
De acordo com o ranking deste ano, a melhor instituição latina é a Universidade de Buenos Aires (UBA), que está na 71ª posição no cenário global. No ano passado, a UBA estava no 95° lugar, ou seja, avançou 24 posições. A USP, por sua vez, era a 85ª melhor universidade do mundo em 2023, mas caiu para o 92° lugar em 2024.
O top 3 das instituições brasileiras é complementado pela Universidade de Campinas (Unicamp), 9ª melhor na América Latina e na 232ª posição do ranking mundial; e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é a 10ª colocada na América Latina e 304ª melhor no mundo.
Em nível global, o primeiro colocado é o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em livre tradução), que ocupa o topo da lista há 13 anos. O instituto é seguido pelas inglesas Imperial College London e Oxford. Ao todo, o ranking QS World analisou mais de 17 milhões de artigos científicos publicados pelas instituições e levou em consideração as opiniões de 280 mil especialistas.