Vai chover na virada do ano em São Paulo? Veja como fica a previsão

O Virada do ano em São Paulo será marcado por condições climáticas típicas da estação: calor intenso, alta umidade e pancadas de chuva isoladas. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta para madrugadas e manhãs nubladas, seguidas por chuvas concentradas principalmente nas tardes.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro serão marcados por sol entre nuvens, o que contribuirá para o aumento das temperaturas e da sensação de abafamento. Esse cenário, combinado com a alta umidade, favorece o surgimento de chuvas fortes, que podem ocorrer em todo o estado.

Os maiores acumulados de chuva são esperados para regiões do noroeste paulista, como Ribeirão Preto e Franca. Embora outras regiões não estejam sob alerta, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção em áreas vulneráveis, especialmente aquelas onde o solo está saturado pelas chuvas recentes.

Especialistas apontam que o aumento da umidade proveniente tanto do oceano quanto da região Amazônica tem intensificado as precipitações em São Paulo nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas nas regiões central, norte e leste do estado.

No último domingo (29), uma tempestade de granizo atingiu Cajamar, na Grande São Paulo, causando destruição em diversas áreas. Em Santa Isabel, também na região metropolitana, aproximadamente 40 pessoas ficaram desalojadas após deslizamentos de terra que resultaram na interdição de várias residências.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x