O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quarta-feira (3) que o partido apoiará o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como candidato à Presidência da República em 2026, caso essa seja a escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração foi feita em entrevista à GloboNews, quando Valdemar foi questionado sobre a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ingressar no PL.
“Tarcísio só vem para o PL se o Bolsonaro apoiá-lo para presidente […] Se o Bolsonaro apoiar o Eduardo, vamos apoiar o Eduardo”, disse o dirigente.
O deputado Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março. Ele já se manifestou contra a eventual filiação de Tarcísio ao partido, alegando que isso reduziria ainda mais o espaço da família Bolsonaro na política nacional.
Atualmente, o governador paulista é visto por aliados como um possível substituto de Jair Bolsonaro na disputa pelo Planalto em 2026.
Inelegível até 2030, o ex-presidente responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe em 2022. Caso seja condenado, a pena pode chegar a 43 anos de prisão.
Segundo dirigentes do partido, Jair Bolsonaro deve definir a quem dará seu apoio apenas após o julgamento no STF.