O Papa Francisco está com uma infecção nas vias respiratórias e uma “leve febre”, informou a Santa Sé nesta sexta-feira (14), após ele ter sido hospitalizado em Roma devido a uma bronquite.
“O Santo Padre, após a persistência da bronquite destes dias, passou por alguns exames especializados e iniciou a terapia farmacológica hospitalar”, afirma um breve comunicado do Vaticano.
Os primeiros resultados, acrescenta, “demonstram uma infecção nas vias respiratórias”.
“Suas condições clínicas são discretas. Apresenta uma leve febre”, conclui.
O pontífice argentino, de 88 anos, precisou ser hospitalizado nesta sexta-feira no Policlínico Gemelli de Roma devido a uma bronquite que o aflige a cada inverno e que, nos últimos dias, o impossibilitou de ler alguns discursos.
Por essa razão, ele cancelou sua participação em audiências até a próxima segunda-feira, incluindo sua presença no Jubileu dos artistas e sua visita aos estúdios cinematográficos romanos de Cinecittà.
“Esta manhã, ao final das audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para realizar alguns exames diagnósticos necessários e continuar o tratamento hospitalar da bronquite ainda em curso”, disse o comunicado do Vaticano, que não especificou o tempo que o Papa deverá permanecer no hospital.
Desde o início de fevereiro, o Papa explicou que sofria de um “forte resfriado”, conforme ele mesmo declarou na audiência geral de quarta-feira, 5 de fevereiro, e nos dias seguintes manteve suas audiências, mas em sua residência, a Casa Santa Marta, para evitar se deslocar ao palácio pontifício “devido a uma bronquite”, informou a Santa Sé.
Esta é a quarta vez que o Papa precisa ser hospitalizado no Gemelli.
No passado, o pontífice argentino enfrentou problemas de gripe e respiratórios que o obrigaram a ficar internado por três dias em março de 2023 e, em novembro de 2023, esses problemas respiratórios o forçaram a cancelar sua viagem a Dubai para a COP28.
No final de fevereiro de 2024, ele foi à sede do Gemelli na Ilha Tiberina para realizar uma tomografia computadorizada de controle dos pulmões.
Em junho de 2023, o pontífice argentino precisou ser internado novamente para uma cirurgia de hérnia abdominal, na qual foram removidas algumas aderências, e uma tela foi colocada na parede do abdômen. Ele ficou nove dias no hospital.
Em julho de 2021, ele foi hospitalizado por dez dias para uma cirurgia de estenose diverticular sintomática do cólon.
Em 2019, o Papa Francisco passou por uma cirurgia de catarata na Clínica Pio XI, em Roma.
Além disso, sofre há vários anos com um problema no joelho que o obriga a usar uma bengala e uma cadeira de rodas, mas ele nunca quis se submeter a uma cirurgia, alegando ter problemas com a anestesia geral.
Vaticano divulga novos detalhes sobre o estado de saúde do Papa
![](https://vistapatria.com.br/wp-content/uploads/2025/02/images-2025-02-14T165813.440.jpeg)