Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia vai ter áreas mais ao Sul do país com destaque pelos volumes elevados de chuva que devem ser anotados em parte da região. A chuva aumenta ainda em parte do Nordeste e do Norte do país.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha.
Na Região Norte, onde mais vai chover nesta semana que começa é no Amazonas, Acre, Rondônia, Sul do Pará e em parte Tocantins. Os volumes isoladamente podem ser elevados. Parte de Tocantins, em especial, deve ter volumes mais altos. Em Roraima e no Amapá, assim como no Norte do Pará, a tendência de é chover menos com pancadas isoladas.
Na Região Nordeste, a chuva afeta mais áreas do interior da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí, mas mesmo assim as precipitações tendem a ser irregulares. A chuva deverá aumentar nos litorais Norte da Bahia, de Sergipe e Alagoas pela influência de um sistema frontal. Maior parte da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte deve ter pouco ou nada de chuva na semana.
No Centro-Oeste, a semana terá outra vez volumes altos de chuva em vários pontos da região. Os acumulados mais elevados devem se dar do Centro para o Norte do Mato Grosso e do Norte de Goiás. Mais ao Sul em Goiás e no Mato Grosso do Sul, a chuva será menos volumosa e muito mais irregular.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter menos chuva que as últimas. Grande parte da semana deve ter sol e nuvens com a instabilidade aumentando mais de quinta em diante. A chuva será irregular e mal distribuída, mas com o forte aquecimento que se antecipa pode cair isoladamente com volumes muito altos no final da semana.
Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter os maiores volumes de chuva do país. Vai chover nos três estados da região, entretanto os maiores acumulados devem se dar no Rio Grande do Sul, no Oeste e no Noroeste gaúcho com vários dias de instabilidade seguidos e episódios de chuva localmente forte a intensa. No Oeste gaúcho, a chuva já se inicia nesta segunda e no Noroeste a instabilidade ocorre mais na segunda metade da semana.
*Informação MetSul