Venezuela inicia exercícios militares em meio a tensões com os Estados Unidos

A Venezuela anunciou, na quarta-feira (17), o início de uma série de exercícios militares na ilha de La Orchila, localizada a cerca de 160 quilômetros da costa do país. Segundo o governo, as manobras envolvem 2.500 integrantes das Forças Armadas, com a utilização de navios, aeronaves e operações de inteligência.


As atividades contam também com a participação da Milícia Bolivariana, criada pelo ex-presidente Hugo Chávez como apoio às Forças Armadas. Os milicianos atuarão em diferentes frentes, desde o reconhecimento e patrulhamento das praias até o manuseio de veículos blindados e treinamentos de tiro.

“Vamos fortalecer nossas capacidade, nossa coesão e nossa capacitação em cada uma das áreas [das Forças Armadas]. Iniciamos o exercício para a paz da Venezuela, por sua independência e pela vitória do povo venezuelano. Teremos uma tragédia estratégia para enfrentar qualquer ameaça”, afirmou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

O anúncio acontece em meio a uma crescente tensão com os Estados Unidos. Em agosto, Washington deslocou navios militares para o sul do Caribe, próximo à costa venezuelana, em uma operação contra o narcotráfico. A medida foi interpretada pelo presidente Nicolás Maduro como uma possível ofensiva disfarçada para tentar forçar uma mudança de regime.

A escalada se intensificou após ataques de forças norte-americanas a embarcações venezuelanas que, segundo os EUA, transportavam narcóticos ilegais. A primeira ação, em 2 de setembro, deixou 11 mortos. Já a segunda, no dia 15, resultou em três mortes e em um militar norte-americano ferido.


Em resposta, Maduro determinou o envio de 25 mil soldados adicionais para reforçar o patrulhamento marítimo e ampliar as inspeções aéreas sobre navios norte-americanos no Caribe. A movimentação levou Washington a reagir com o envio de 10 caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico, aumentando ainda mais o clima de tensão entre Caracas e Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *