Uma vereadora do município de Borba, no interior do Amazonas, proferiu uma fala polêmica durante um discurso nesta segunda-feira (29) na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade amazonense. Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, declarou ser a favor da violência contra a mulher e criticou aquelas que se beneficiam de forma indevida da atual legislação que protege a população feminina.
– Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo; mas eu também sou contra, como mulher, tem mulher que merece apanhar, tem sim, sabe por quê? Às vezes, eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma, para condenar o homem – disse.
O contexto da fala de Elizabeth foi uma defesa que a parlamentar fez da postura do vereador Pedro Paz (União Brasil), que teria sido denunciado pela também vereadora Professora Jéssica (DC) após ele levantar o dedo durante uma sessão na tribuna. Betinha argumentou que o gesto do colega não teria sido direcionado para Jéssica, mas que esse seria apenas um “modo” de ele se expressar.
Com a repercussão da fala, Elizabeth publicou um vídeo nesta terça (30) no qual pediu desculpas pela fala do dia anterior. No pronunciamento, a vereadora disse ter sido “extremamente infeliz” pela maneira como se expressou e, dessa vez, se posicionou contrária à violência contra as mulheres.
– Lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensa. Desculpa a todas que se sentiram ofendidas. Afirmo de forma clara e categórica que a violência contra a mulher é inaceitável e jamais pode ser tolerada ou justificada – declarou.