Verônica Sterman toma posse no Superior Tribunal Militar

Nesta terça-feira (30), o Superior Tribunal Militar (STM) realizou a sessão solene de entrada em exercício da ministra Verônica Abdalla Sterman, empossada no último dia 15. A cerimônia aconteceu no plenário da Corte.

Sterman se tornou a segunda mulher, em 217 anos de história do Tribunal, a integrar a mais alta instância da Justiça Militar da União. A primeira foi a atual presidente da Corte, ministra Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007.


Em seu discurso, a ministra Verônica expressou “profunda gratidão de ter sido indicada pelo presidente Lula justamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher”. Segundo ela, o gesto carrega “simbolismo”.

A solenidade reuniu autoridades dos Três Poderes. Além de Lula (PT), compareceram o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Alexandre de Moraes; o ministro do STF, Cristiano Zanin; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, todos os ministros do STM, além dos comandantes das três Forças Armadas.

Também estiveram presentes o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, parlamentares e representantes da sociedade civil, como a União das Mulheres Advogadas e a Coalizão Nacional de Mulheres, reforçando o caráter simbólico e plural do momento histórico para a Justiça Militar e para o país. As informações são do STM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *