O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores para manifestações contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcadas para o dia 16 de março em diversas cidades do país. Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira (17), Bolsonaro afirmou que estará presente no ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, ao lado do pastor Silas Malafaia e outras lideranças.
Segundo Bolsonaro, as principais pautas dos protestos incluem “liberdade de expressão, segurança, custo de vida, ‘Fora Lula 2026’ e ‘Anistia já’”. Ele também orientou seus apoiadores a procurarem organizações locais para obter informações sobre as mobilizações em suas respectivas cidades.
A mobilização também repercutiu nas redes sociais internacionais. Na sexta-feira (14), o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), compartilhou uma postagem sobre os atos contra Lula. A publicação, feita pelo empresário Mario Nawfal, fundador do “IBC Group”, associa as manifestações ao descontentamento popular com a gestão petista e faz referência a uma mobilização em pelo menos 120 cidades brasileiras. O texto também menciona pedidos de impeachment de Lula e acusações de corrupção e má gestão econômica. Musk reagiu ao post apenas com a expressão “wow”.
Vídeo: Bolsonaro convoca apoiadores para manifestações contra Lula
