Nesta sexta-feira (20), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido por policiais militares após uma confusão entre os agentes da segurança e os alunos que fazem a ocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupam o principal campus da instituição, após ter passado o prazo de 24 horas dado para que eles deixassem o local.
Os estudantes estão há 56 dias ocupando a reitoria e os edifícios da universidade em protesto contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil.
A juíza Luciana Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), autorizou o “uso de força policial suficiente e necessária” para a desocupação total dos prédios da Uerj.
Ela também estabeleceu uma multa diária de R$ 10 mil para os réus citados na ação de reintegração de posse da reitoria, que incluem quatro estudantes e um servidor da universidade. Para assegurar o pagamento, a magistrada ordenou o bloqueio desse valor nas contas bancárias dos envolvidos.