Um embate tenso marcou a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado realizada nesta terça-feira (27), quando o senador Omar Aziz (PSD-AM) confrontou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com duras críticas. A troca de farpas ocorreu durante a análise de temas relacionados ao licenciamento ambiental e à paralisação de obras públicas no país, informa o g1.
A tensão começou quando Aziz questionou a veracidade dos dados apresentados pela ministra. “A senhora está dando dado falso”, afirmou, em tom elevado. Marina reagiu com serenidade: “são dados que minha equipe técnica traz do Inpe”. A menção ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, contudo, não foi suficiente para conter a irritação do parlamentar.
O debate ganhou contornos mais duros à medida que a audiência avançava. Em nova intervenção, Aziz acusou a ministra de dificultar o desenvolvimento nacional: “a senhora não é mais ética do que ninguém. A senhora está atrapalhando o desenvolvimento do nosso país. Tem mais de 5 mil obras paradas no Brasil”, disparou.
A principal controvérsia girou em torno do papel do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nos processos de licenciamento. O senador insinuou que haveria lentidão por parte do órgão, afetando o andamento de projetos de infraestrutura considerados prioritários.