Vieira detalha reunião com Marco Rubio na Casa Branca

O chanceler brasileiro Mauro Vieira afirmou ter tido uma “ótima reunião” com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta quinta-feira (16/10), na Casa Branca, em Washington. O encontro, segundo o ministro, marcou o início de um novo ciclo de diálogo entre os dois países, com foco na retomada das negociações comerciais e diplomáticas.


“Durante todo o encontro prevaleceu uma atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química e com o que foi decidido, sobretudo, no recente telefonema da semana passada entre o presidente Lula e o presidente Trump”, disse o chanceler brasileiro.

Vieira relatou que a reunião começou com um encontro reservado entre ele e Rubio, com duração de cerca de 20 minutos, seguido de uma conversa ampliada com integrantes do Departamento de Estado, da representação comercial da Casa Branca e da Embaixada do Brasil.

“Mantive uma ótima reunião aqui com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil”, relatou Vieira à imprensa, já de volta à embaixada brasileira em Washington.

Segundo o ministro, o clima do encontro foi de “descontração e troca de ideias”, com disposição mútua para fortalecer os laços entre os dois governos.

“O encontro foi muito produtivo, em um clima excelente de descontração e de troca de ideias e posições de uma forma muito clara e objetiva, e com muita disposição para trabalhar em conjunto, para traçar, então, uma agenda bilateral de encontros, para tratar de temas específicos de comércio”, declarou.

De acordo com Mauro Vieira, Brasil e Estados Unidos concordaram em iniciar negociações em breve, com a definição de uma agenda bilateral de reuniões conduzida diretamente por ele e Marco Rubio.

“Isso foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano desde julho”, afirmou o chanceler.

Vieira também comentou sobre um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, afirmando que os dois líderes devem se reunir em breve.


O governo brasileiro havia indicado anteriormente que a reunião poderia ocorrer durante a Cúpula da Asean, na Malásia, no fim deste mês, mas o chanceler ressaltou que a confirmação depende da agenda de ambos os presidentes. Até o momento, o governo norte-americano não se pronunciou oficialmente sobre o encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *