O presidente chinês Xi Jinping recebeu, nesta sexta-feira (20), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e comitiva de deputados, em Pequim. Após o encontro, a China destacou a iminência de completar meio século de relações diplomáticas com o Brasil, e destacou estar disposta a reforçar a sinergia para impulsionar a modernização dos dois países.
A porta-voz do governo chinês, Hua Chunying, disse que o encontro do presidente Xi Jinping com Lira foi o primeiro entre um presidente da Câmara dos Deputados e o chefe do governo da China, desde 2014. E lembrou que o ano de 2024 marcará meio século de relações diplomáticas entre Brasil e China.
“China está disposta a reforçar sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, com vistas a impulsionar a modernização dos dois países”, comprometeu-se a representante do governo chinês. ” China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento nos hemisférios leste e oeste, e ambos grandes mercados emergentes com projeção global”, concluiu Hua Chunying.
- PF faz operação contra policiais civis que traficavam 280 kg de cocaína no Rio
- Espionagem irregular da Abin teve ministros do STF como alvo