Zambelli planeja se candidatar a deputada na Itália; entenda

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) estuda a possibilidade de disputar as eleições italianas caso não consiga reverter sua situação judicial no Brasil. A informação foi publicada pelo site Metrópoles nesta segunda-feira (14). Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, a parlamentar deixou o país e se encontra atualmente na Itália, enquanto aguarda o julgamento de seu recurso contra a decisão.


Zambelli alega ser vítima de perseguição política e afirma que sua saída do Brasil foi motivada pela falta de garantias no processo judicial. A defesa da deputada já enviou um requerimento à Interpol solicitando esclarecimentos sobre uma possível inclusão do nome da parlamentar na lista de foragidos da organização internacional.

A situação de Zambelli também está sob análise da Câmara dos Deputados, que deverá decidir, por votação, se o mandato da parlamentar será cassado. A defesa aposta na eventual manutenção do mandato como prova de que há motivação política por trás das acusações. Caso a cassação não seja confirmada, os advogados devem usar esse argumento para reforçar a tese de perseguição em instâncias internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *