Zambelli quer que a Saúde explique falta de imunizantes

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou um requerimento para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, preste esclarecimentos sobre a falta de imunizantes em postos de saúde.

No documento, Zambelli citou um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que revelou a carência de 64,7% de imunizantes em setembro de 2024.

“Tal cenário, ao contrário do que se imaginou, especialmente diante do compromisso, nos termos da nota do CFM, do Ministério da Saúde, em normalizar o fornecimento dos imunizantes, piorou em novo levantamento feito no final do ano passado”, argumentou a parlamentar no ofício.

A deputada destacou a necessidade de saber as medidas concretas que a pasta está tomando para “normalizar, caso ainda não tenha sido, a falta de fornecimento dos imunizantes aos municípios”.

“É imperiosa a informação sobre quais os imunizantes estão mais em falta e as razões disso, sobretudo para que a população tenha conhecimento das medidas que serão tomadas a partir de tal constatação”, acrescentou.


Zambelli diz que a população está “vulnerável” com a falta de vacinas

A deputada Carla Zambelli afirmou que entre as vacinas em falta estão a meningocócica, a tetraviral e a de febre amarela, o que “expõe a população a riscos graves de saúde pública”.

“O Ministério da Saúde havia prometido normalizar o fornecimento até o final de 2024, mas a crise só se agravou”, disse. “A população brasileira não pode ficar vulnerável à falta de vacinas. É fundamental que o governo responda de forma clara e urgente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x