Zelensky conversa com Trump; saiba o que foi tratado

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversou nesta sexta-feira (4) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a produção de drones para fortalecer a resistência da Ucrânia contra a invasão russa. A ligação acontece em um momento crucial para Kiev, que busca expandir suas capacidades de defesa aérea em meio aos ataques contínuos de Moscou.


Em uma mensagem publicada em sua conta no X (antigo Twitter), Zelensky agradeceu “todo o apoio brindado” pelos EUA e destacou a importância da produção de drones para combater os bombardeios das tropas de Vladimir Putin. “Tive uma conversa muito importante e frutífera com Donald Trump. Felicitei o presidente e todo o povo americano pelo Dia da Independência dos Estados Unidos”, iniciou o líder ucraniano.

“Na Ucrânia, agradecemos todo o apoio brindado. Nos ajuda a proteger vidas e a salvaguardar nossa liberdade e independência. Conseguimos muito junto com os Estados Unidos e apoiamos todos os esforços para deter as matanças e restabelecer uma paz justa, duradoura e digna. É necessário um acordo nobre para a paz”, continuou Zelensky.

O presidente ucraniano detalhou os tópicos da conversa: “Hoje discutimos a situação atual, incluindo os ataques aéreos russos e os acontecimentos mais amplos na frente. O presidente Trump está muito bem informado e lhe agradeço sua atenção à Ucrânia. Falamos sobre as oportunidades em defesa aérea e concordamos que trabalharemos juntos para fortalecer a proteção de nossos céus. Também concordamos com uma reunião entre nossas equipes”.

Zelensky também enfatizou a cooperação na indústria de defesa. “Tivemos uma conversa detalhada sobre as capacidades da indústria de defesa e a produção conjunta. Estamos prontos para projetos diretos com os Estados Unidos e acreditamos que isso é crucial para a segurança, especialmente no que diz respeito a drones e tecnologias relacionadas”. Ele concluiu a mensagem destacando que “também abordamos temas de aquisições e investimentos mútuos” e que houve uma troca de opiniões sobre a situação diplomática e o trabalho conjunto com os EUA e outros parceiros.


Acordo com Empresa Americana para Produção Conjunta de Drones

A conversa entre Zelensky e Trump ocorreu logo após a Ucrânia assinar um acordo com uma empresa norte-americana para a produção conjunta de drones. Na quinta-feira (3), o governo ucraniano firmou parceria com a companhia Swift Beat para a fabricação de drones interceptores, projetados para derrubar os drones “Shaheds” — de tecnologia iraniana — utilizados pelas forças armadas russas. Zelensky classificou a iniciativa como um passo “na boa direção”.

A assinatura do acordo coincidiu com a visita de Zelensky à Dinamarca, por ocasião do início oficial da presidência dinamarquesa do Conselho da União Europeia. Segundo informações do governo ucraniano, essa colaboração permitirá a fabricação de centenas de milhares de drones somente neste ano, com previsão de aumento para o próximo. “Haverá um aumento”, enfatizou Zelensky, conforme comunicado divulgado por sua assessoria.

Zelensky ressaltou que o contrato contribuirá significativamente para a interceptação de “um grande número” de drones kamikazes russos, que atacam o país quase diariamente. Além disso, ele apontou que diversas empresas ucranianas “terão acesso a nova tecnologia, o que lhes permitirá melhorar suas capacidades produtivas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *