Zelensky diz que Lula não é mais relevante nas negociações de Paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (22) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é mais um ator relevante nas negociações para o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo Zelensky, as tentativas brasileiras de mediar o conflito perderam força.

“Hoje eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra. Agora ele não é mais um ‘player’. Ele também não será um ‘player’ para Trump”, declarou Zelensky durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ao responder à jornalista Bianca Rothier, da TV Globo.

A declaração evidencia o desgaste nas relações entre os dois líderes, especialmente após críticas de Zelensky às posições de Lula sobre o conflito. O presidente brasileiro já afirmou que tanto a Ucrânia quanto os Estados Unidos e a União Europeia compartilham responsabilidades pelo prolongamento da guerra.

Desde o início de seu terceiro mandato, Lula buscou se colocar como mediador do conflito, propondo uma solução diplomática em parceria com a China. O plano brasileiro inclui a realização de uma conferência internacional envolvendo Ucrânia, Rússia e outros países interessados no fim das hostilidades. Apesar disso, a proposta não avançou, e o Brasil enfrentou resistência, tanto da Ucrânia quanto de seus aliados ocidentais.

Em 2023, durante a Assembleia Geral da ONU, Zelensky já havia questionado o compromisso do Brasil e da China em liderar negociações de paz. Para o presidente ucraniano, as iniciativas propostas por Lula carecem de engajamento concreto e alinhamento com as demandas ucranianas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x