O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou sua participação na cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Zelensky está previsto para chegar na madrugada de domingo (10/12) em Buenos Aires, onde também está programado para se reunir com outros chefes de Estado presentes na capital argentina.
De acordo com informações do jornal argentino La Nación, a presença do presidente ucraniano na posse, aguardada por colaboradores de Milei, destaca o interesse do novo líder do Executivo argentino em fortalecer seu poder político por meio de alianças internacionais alinhadas com os interesses dos Estados Unidos e Israel.
Outros líderes confirmados para a posse incluem o chanceler israelense Eli Cohen, o uruguaio Luis Lacalle Pou, o chileno Gabriel Boric, o equatoriano Daniel Noboa, o húngaro Viktor Orbán e o paraguaio Santiago Peña, entre outros.
Após a vitória de Milei no segundo turno em 19 de novembro, Zelensky agradeceu ao futuro presidente argentino por seu “apoio à Ucrânia” na guerra contra a Rússia durante uma conversa por telefone. O presidente ucraniano também propôs a realização de uma cúpula entre a Ucrânia e países latino-americanos em Buenos Aires.
- Atriz da Globo associa criminalidade em Copacabana ao Bolsa Família
- PCC levantou endereços de Lira e Pacheco e alugou imóvel para “missão”