O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta quinta-feira (10), comentando a taxação imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele criticou a decisão do líder americano, embora entenda que há, de fato, uma perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com o dúbio posicionamento, Zema, que classificou a medida adotada por Trump como “errada e injusta”, foi amplamente criticado nas redes sociais.
– Eu não tenho dúvida de que tem motivação política no julgamento de Jair Bolsonaro. (…) Também não tenho dúvida de que há tentativas de censurar a oposição a Lula nas redes sociais, de acabar com a nossa liberdade de expressão. O STF, estamos vendo, já passou dos limites. As provocações e intromissões de Lula em assunto dos Estados Unidos são lamentáveis. Mas esses erros e essas injustiças não devem ser consertadas com mais injustiça e erro. A taxação imposta pelo presidente Trump a produtos brasileiros é uma medida errada e injusta. Ela precisa, sim, ser revista porque penaliza todos os brasileiros. (…) Defender a liberdade não pode significar atacar quem trabalha e produz no Brasil – declarou Zema.
CRÍTICAS AO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS
Internautas criticaram Zema nos comentários do vídeo publicado na rede social X.
– Fiquei muito triste e depcionado em ouvir essas palavras, lamentável. Eu te admirava e, infelizmente, agora, vamos ter que seguir caminhos opostos.
Uma usuária da plataforma escreveu:
– Seria melhor ficar calado.
Outro foi mais extenso em sua desaprovação ao chefe do Executivo de Minas Gerais.
– Você é a vergonha de Minas Gerais onde distorce a realidade e não mostra os devidos responsáveis por isso. Como governador deveria saber que os Poderes possuem autonomia. Você é raso, foge da realidade fática. É uma hipocrisia com o povo mineiro que será penalizado.
Um internauta que se apresenta como mineiro, expressa sua indignação com a posição do governador de seu estado.
– Sou mineiro e votei em Zema, mas essa tentativa de abocanhar a pauta e se fazer de moço moderado e bom não cola! Cuidado com esse joguinho, governador, todos estamos apoiando a libertação do Brasil e pra isso, talvez, seja a hora da pressão contra o governo aumentar!