O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que é pré-candidato à Presidência da República, criticou os Brics e disse que o Brasil deveria deixar o grupo. Zema publicou um artigo sobre o tema nesta quinta-feira (31/7), no jornal Folha de São Paulo.
O político afirmou que o grupo de cooperação geopolítica é um dos principais motivos para as tarifas comerciais impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente. “Os países integrantes do grupo aprofundaram a discussão sobre a criação de sistemas de pagamento alternativos ao dólar, proposta que vendo discutida pela organização desde 2023. O gesto pode ser interpretado como um desafio gratuito aos Estados Unidos”, disse.
Para Zema, os Brics representam “Uma ferramenta útil apenas para um grupo de líderes autoritários que gostam de sinalizar sua oposição ao mundo ocidental, particularmente contra os Estados Unidos”.
Zema pretende concorrer à Presidência da República em 2026. O anúncio da candidatura deve ser oficializado no próximo mês, em uma grande convenção em São Paulo (SP).