5º mandato: Viktor Orbán vence eleição na Hungria

Viktor Orbán garantiu o seu 5º mandato na Hungria, no domingo (03/04). Ele conquistou 122 das 199 cadeiras no Parlamento, enquanto a chapa de oposição havia vencido 77 assentos.


“Nós vencemos”, escreveu Orbán, em sua conta no Twitter. Se oficializada a vitória, Orbán poderá acumular 16 anos como chefe de governo, o que o torna uma das lideranças mais longevas da Europa.

“Conseguimos uma vitória tão grande que pode ser vista da lua. Certamente pode ser vista de Bruxelas”, afirmou Orbán, num recado para a Comissão Europeia com quem tem mantido um braço de ferro devido a reformas nacionais criticadas pela liderança do bloco.

Dos 199 integrantes do Parlamento de câmara única, 106 são os vencedores diretos de cada distrito, e os demais 93 são escolhidos em listas partidárias fechadas em sistema proporcional e compensatório. Pela regra, não só os candidatos menos votados recebem votos redistribuídos, mas também os vencedores nos distritos ganham assentos extras, o que tende a favorecer as siglas mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *