O ministro das Comunicações, Fábio Faria, estima que 5G poderá resultar em um total de US$ 1,2 trilhão em investimentos diretos e indiretos no Brasil, pelo motivo qual ele tem buscado dar celeridade ao processo que resultará no leilão das faixas destinadas à nova tecnologia.
Outro fator a ser considerado pelo ministro é o avanço que o 5G proporcionará em termos de inclusão digital e social. “O Brasil não pode ficar para trás”, declarou o ministro destacando que o setor de telecomunicações é prioridade da pasta.
Fábio Faria falou sobre o problema de cobertura com o 5G no Brasil, “o problema de cobertura será eliminado do Brasil”.
Precisamos fazer logo o leilão porque temos mais de 40 milhões de pessoas sem internet, que dependem dela para trabalhar, estudar, matar saudades; para receber auxílio emergencial e para se informar. Quanto mais rápido realizarmos o leilão, mais rápido conectaremos essas pessoas, dando condição mínima de inclusão digital e social a elas.
Fábio Faria
E acresentou:
5G não é programa de governo, mas de Estado, para fazer nosso país ser respeitado no mundo inteiro.
Fábio Faria
O que é o 5G?
O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão segura e estabilidade.
A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.
A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.
Esse novo formato vai trazer benefícios para indústria, saúde, agricultura, produção e difusão de conteúdos.