Pela quarta manhã consecutiva, nesta quinta-feira, 22, os aeronautas pararam suas atividades em vários estados brasileiros.
Pilotos de avião e comissários de bordo cruzam os braços por duas horas, de 6h até as 8h da manhã, causando transtornos para quem necessita utilizar os aeroportos brasileiros. A greve vem provocando diversos atrasos e transtornos em aeroportos internacionais.
A categoria reivindica a recomposição das perdas inflacionárias e melhorias nas condições de trabalho, como a definição dos inícios dos horários de folgas e proibição de alterações nas mesmas.
Por volta da 8h congonhas registrou 11 atrasos, segunda a infraero, as 8h20 o painel exibia 7 cancelamentos, em Guarulhos e em Porto Alegre houveram 2 atrasos. No Rio, o Santos Dumont registrou 16 atrasos e um cancelamento, já o galeão teve dois atrasos.
A proximação do Natal começa a preocupar, pois normalmente oas aeroportos ficam lotados e com maior número de voos , mas nesse cenário de atrasos e cancelamento há o temor de caos.
A expectativa do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) é de que essas paralizações acontecam sempre nesse horário – entre 6h e 8h da manhã – todos os dias e não há previsão para encerramento da paralização.