Nesta terça-feira (28/3), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal irá fazer a segurança apenas dentro do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF), na próxima quinta-feira (30) durante a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas nos arredores do aeroporto, de acordo com o ministro, a competência muda para a Polícia Militar.
“No aeroporto, sim, nós faremos [a segurança]. A PF faz segurança aeroportuária”, disse na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Ele foi questionado pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que pediu que a PF atue na segurança das áreas próximas ao local. “A Polícia Federal vai agir de acordo com a lei. Eu lamento, mas eu não posso atender ao seu pedido de descumprir a lei”, disse Dino.
E acrescentou, “quem faz o policiamento fora do aeroporto é a Polícia Militar do Distrito Federal. E, como o senhor disse, literalmente, ‘não queremos mais quebra-quebra’. Então é uma questão do líder e dos liderados se comportarem que eu acho que nem vai ser preciso de polícia lá”.
Bolsonaro irá desembarcar em Brasília por volta de 7h10 de quinta-feira, após três meses nos Estados Unidos. O ex-presidente deixou o Brasil em 30 de dezembro, um dia antes do fim de seu governo. A intenção de seu partido, o PL, é que ele lidere a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.