O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é ” trigrão” com o Banco Central, mas “tchuchuca” com banqueiros. A declaração do líder do PP faz referência ao funk “Tchutchuca”, que foi sucesso do grupo Bonde do Tigrão em 2001.
“Vocês já repararam que o governo Lula é tigrão com o BC, mas é tchuchuca com os banqueiros? Fala em aumentar impostos de todo mundo, menos do setor financeiro. Tchuchuca da Febraban”, escreveu senador em rede social.
Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (24) no Fórum Empresarial Brasil-Portugal, em Matosinhos, na região do Porto, em Portugal, Lula voltou a criticar a alta taxa de juros do Brasil e reiterou que não vai vender empresas estatais.
“Nós temos um problema, primeiro-ministro (António Costa, premiê de Portugal), que não sei se Portugal tem, que a nossa taxa de juros é muito alta, é muito alta. No Brasil, a taxa Selic, que é a taxa referencial, está a 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%, ninguém”, disse Lula, que está em viagem oficial em Portugal desde sexta-feira (21).