Se não tiver voto, PL das Fake News não vai para plenário hoje, diz Arthur Lira

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) disse haver chance de adiamento da votação do PL das Fake News, previsto na pauta da sessão plenária que iniciará às 18 horas. Votação do texto é dúvida porque não há acordo nem consenso quanto ao parecer elaborado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP)


“Eu vou pegar o levantamento das lideranças partidárias agora. Eu não tenho ainda uma realidade de votos. Eles ficaram de conversar com suas deputadas e deputados para agora, a partir das 17h, ter uma realidade sobre o placar desse projeto. (…) Se tiver voto suficiente, é claro que vamos votar; se não tiver, meu intuito é que não vote hoje”, disse Arthur Lira.
Questionado se um possível adiamento da votação não “enterraria” o projeto, Lira foi enfático: “O que enterra é uma derrota. Uma derrota, enterra”. Mesmo admitindo que se trata de um texto polêmico, Lira decidiu manter a votação do tema. A decisão de manter o texto na pauta do dia ocorreu após encontro do presidente da Câmara com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário, porém, distanciou-se do possível embate no Legislativo e disse que não vai se envolver no assunto: “Procuro não me meter muito na questão da Câmara, porque conversar com um já é difícil. Imagina conversar com 513. Deixa a Câmara decidir a hora que vai votar”.

Na última terça-feira (25) a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o PL das Fake News. Isso permite que a matéria entre em discussão no plenário sem passar por uma comissão especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x