O Ministério da Defesa preparou uma minuta que previa a adoção de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no dia 8 de janeiro. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (17).
A GLO é um dispositivo constitucional em que o presidente da República autoriza uma operação das Forças Armadas, com a possibilidade uso da força em uma determinada região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não chegou a assiná-la, de acordo com O Globo.
Obtido pelo jornal, o documento idealizado pelo Ministério da Defesa conferia poderes para as tropas atuarem na Esplanada dos Ministérios tomada pelos manifestantes.
Em nota ao O Globo, o Ministério da Defesa afirmou que a minuta foi escrita no contexto das possibilidades de acionamento da Forças e amparada pela Lei Complementar 97/99 — que trata das normas para o emprego de militares.
“Conforme a Constituição Federal, uma GLO só pode ser realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República”, disse a pasta.
Segundo o jornal, a minuta de GLO foi encontrada no e-mail do capitão de fragata da Marinha Elço Machado Neves, que trabalha na Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.
Ministério da Defesa preparou GLO para fazer operação militar no 8 de Janeiro
