Parlamentares da oposição criticam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter divulgado o desaparecimento de móveis do Palácio da Alvorada, acusando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter perdido patrimônios da Presidência. Todos os 261 móveis foram encontrados.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi um dos primeiros a comentar a situação, criticando o petista e o chamando de desonesto.
– O desonesto Lula mentiu! Acusou Jair Bolsonaro para poder gastar o dinheiro dos brasileiros comprando móveis de luxo para sua majestade real. “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!” – disse ele, publicando um vídeo da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que explicava que os móveis ficaram na casa oficial do presidente, que eles não levaram na mudança.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também se manifestou, pelo X, ela condenou os gastos do casal Lula e Janja que, justificando a ausência desses móveis, ficou hospedado em um hotel de luxo em Brasília e compram mobílias novas.
– Moraram por mais de um mês em hotel de luxo e depois gastaram um dinheirão com móveis de luxo justificando que haviam sumido móveis do Palácio. Foram adquiridos de uma loja de um shopping de design e decoração em Brasília uma cama, dois sofás e duas poltronas. Em outra loja, o governo comprou um colchão king size. Os gastos mais altos foram com o sofá com mecanismo elétrico (reclinável para a cabeça e os pés), que custou R$ 65,1 mil e com uma cama de R$ 42,3 mil. E agora? Virá pedido de desculpas? – escreveu a senadora.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou o X para dizer que Lula mentiu e que, mesmo com a mentira descoberta, a Presidência continua justificando os gastos com móveis de luxo.
– Vocês acham que já é suficientemente absurdo? Pois piora: em nota oficial, mesmo depois de encontrar os móveis, a presidência ainda defende os gastos inadmissíveis – disse a parlamentar que, em 2023, apresentou uma denúncia à Câmara dos Deputados contra o presidente pela compra dos móveis sem licitação.
A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) escreveu sobre o assunto ironizou a denúncia de “desaparecimento” dos móveis.
– Os móveis do Palácio da Alvorada, que estavam desaparecidos, “milagrosamente” são encontrados e cai por terra mais uma das mentiras de Lula. Injustamente, Lula e sua senhora acusaram a Michelle e o presidente Bolsonaro sugerindo que eles “levaram tudo” do Palácio.
O deputado federal Delega Zucco (Republicanos-RS) foi ainda mais incisivo e disse que Lula e Janja devem ser processados pela falsa acusação contra Bolsonaro.
– Lula e Janja devem ser processados por acusar falsamente Bolsonaro de ter furtado móveis do Planalto. Alguém que foi condenado por vários crimes, por dezenas de juízes em três instâncias acusa os outros do que é!
- Câmara aprova fim da ‘saidinha’ de presos, em derrota do governo Lula
- Toffoli faz piada de gordo com Dino durante sessão no STF