O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (5/12) que a Petrobras vai anunciar redução dos combustíveis até o final desta semana, já que o valor do petróleo Brent vem caindo no mercado exterior.
Entretanto, o chefe do executivo não deu detalhes sobre quanto será o porcentual de redução, mas explicou que a queda no preço deve seguir por algumas semanas. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse. “O que os prefeitos tem alegado é que o aumento dos combustíveis reflete no preço das passagens de transporte.”
Ele também afirmou que vai recomendar que a população contribua com o governo ao tirar foto do valor da gasolina ao abastecer, “O consumidor tem que ajudar, tirando uma foto do valor da bomba para a gente saber se a redução será repassada ao consumidor” destacou o presidente.
“Seria bom que os prefeitos procurassem os governadores”, alegou sobre o tema. E acresentou “O ICMS é bitributado, é cobrado no preço final da bomba. Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019 o valor do PIS/Cofins. Já os governadores mais do que dobraram o valor arrecadado com ICMS de 2019 para cá”.