Em entrevista ou lives, alguns ex-funcionários que faziam parte do elenco da principal da Globo, confessaram que o assédio de diretores acontecia com frequência nos bastidores das produções.
O relato mais recente foi feito na última quinta-feira (02/12) por Samara Felippo, atriz de 43 anos atualmente. Em entrevista com o apresentador Rafinha Bastos no podcast Mais Que 8 Minutos, ela relatou sobre os bastidores da emissora e expôs que algumas amigas perderam oportunidades de trabalho por recusarem a ter relações sexuais com os diretores de novelas.
Audiência de Domingão do Huck acende alerta na Globo
Vejo amigas que perderam papéis porque não deram para o diretor. Existiu esse lugar. Existiu o lugar onde eu sentei para pegar um papel, e a pessoa falou: ‘Você ia fazer a protagonista, mas você não tem cara de virgem’. Virgem tem cara?
Samara Felippo
A atriz afirmou também que as cenas de assédio eram desde passadas de mão na coxa até convites para conversas privadas.
É uma pressão bizarra, em todos os sentidos. Para a mulher principalmente. Acho que isso ainda acontece, temos denúncias que jamais se imaginou que pudessem ter acontecido. É um pouquinho esse buraco que a gente vai se enfiando. É uma mão na sua coxa em um jantar, é um ‘vem cá conversar só eu e você’. Todo papel eu tinha que estar dois quilos mais magra. E sempre fui magra. Já vem a pressão estética para a menina.
Samara Felippo
Apesar de ter falado abertamente, a atriz com atuações em novelas como Malhação, Chocolate com Pimenta (2003), Da Cor do Pecado (2004), América (2005) e recentemente em produções da Record, confessou que o assunto ainda é um tabu pelo medo que artistas, sobretudo mulheres, têm de terem as carreiras prejudicadas por trazerem à tona episódios de assédio.